Pará

A atuação do projeto do Pará se dá na região sudoeste do estado, abrangendo as cidades de Marabá – a quarto mais populosa do estado, com 283 542 habitantes, segundo o IBGE – Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Tucumã e Ourilândia do Norte. Essa área do estado do Pará tem mais de 297 mil quilômetros quadrados, que corresponde a um território maior, por exemplo, que o do estado de São Paulo.

Em Parauapebas, o projeto trabalha em parceria com o município de forma integrada à metodologia de Busca Ativa Escolar por meio da plataforma BAE-UNICEF para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula. O projeto Territórios em Rede chegou para fortalecer as ações de enfrentamento à exclusão escolar no município.

Em Marabá, o projeto atuou de novembro de 2020 a dezembro de 2023, identificando  2.709 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola ou em risco de evasão, e apoiando a reinserção de 2.496 crianças e adolescentes nas escolas públicas do município.  Após três anos de atuação, o Territórios em Rede celebrou o lançamento de uma política pública de enfrentamento à exclusão escolar no município, no seminário “Caminhos para o Direito à Educação em Marabá”.  Além do lançamento da política, o evento anunciou a produção de duas publicações: um guia de serviços para apoiar o poder público de Marabá,a sistematização  “Educação é um Direito: a experiência do projeto Territórios em Rede em Marabá”, material que resume  as ações realizadas durante a implementação do projeto piloto.

Saiba mais:
Leia a publicação com a sistematização do trabalho em Marabá.
seminário completo você assiste aqui.
Acesse a matéria sobre o evento completa aqui.
Acesse aqui o guia de serviços para apoiar o poder público de Marabá

Vídeo documentário sobre a atuação do Território em Rede no estado do Pará.
Vídeo documentário sobre a atuação do Territórios em Rede no município de Marabá.

Veja em quais cidades atuamos:

Conhece alguma criança ou adolescente que não está estudando?

Entre em contato com o nosso WhatsApp!

Bom Jesus do Tocantins
(94) 99265-3817
Canaã dos Carajás
(94) 99287-2428
Eldorado do Carajás
(94) 99213- 8557
Parauapebas
(94) 98449-8807
Tucumã
(94) 99227- 9219
Ourilândia do Norte
(94) 99145-1640

Fotos da atuação do projeto no Pará:

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.