A atuação do projeto do Pará se dá na região sudoeste do estado, abrangendo as cidades de Marabá – a quarto mais populosa do estado, com 283 542 habitantes, segundo o IBGE – Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Tucumã e Ourilândia do Norte. Essa área do estado do Pará tem mais de 297 mil quilômetros quadrados, que corresponde a um território maior, por exemplo, que o do estado de São Paulo.
Em Parauapebas, o projeto trabalha em parceria com o município de forma integrada à metodologia de Busca Ativa Escolar por meio da plataforma BAE-UNICEF para identificar crianças e adolescentes que estão fora da escola, ajudando-os a voltar às salas de aula. O projeto Territórios em Rede chegou para fortalecer as ações de enfrentamento à exclusão escolar no município.
Em Marabá, o projeto atuou de novembro de 2020 a dezembro de 2023, identificando 2.709 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola ou em risco de evasão, e apoiando a reinserção de 2.496 crianças e adolescentes nas escolas públicas do município. Após três anos de atuação, o Territórios em Rede celebrou o lançamento de uma política pública de enfrentamento à exclusão escolar no município, no seminário “Caminhos para o Direito à Educação em Marabá”. Além do lançamento da política, o evento anunciou a produção de duas publicações: um guia de serviços para apoiar o poder público de Marabá, e a sistematização “Educação é um Direito: a experiência do projeto Territórios em Rede em Marabá”, material que resume as ações realizadas durante a implementação do projeto piloto.
Saiba mais:
Leia a publicação com a sistematização do trabalho em Marabá.
O seminário completo você assiste aqui.
Acesse a matéria sobre o evento completa aqui.
Acesse aqui o guia de serviços para apoiar o poder público de Marabá
Veja em quais cidades atuamos:
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Fotos da atuação do projeto no Pará:
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