O projeto Territórios em Rede tem como premissa fomentar o desenvolvimento social e territorial dos municípios a partir da agenda de enfrentamento à exclusão escolar.
A iniciativa tem como ponto de partida a realização de um diagnóstico dos desafios locais, para construir um conjunto de intervenções com foco na inserção de crianças e adolescentes na escola. Por meio da articulação de setores governamentais e não governamentais, o projeto incentiva o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a garantia de direitos nos territórios.
O Territórios em Rede é inspirado no projeto Aluno Presente, implementado pela Associação Cidade Escola Aprendiz entre 2013 e 2016 no município do Rio de Janeiro e responsável pela inserção de mais de 22 mil crianças e adolescentes na escola.
Para atingir nossos objetivos, temos as seguintes ações metodológicas:
- Diagnóstico Socioterritorial: levantamento de dados e informações sobre o município, em bases de dados oficiais, subsidiando a leitura e análise acerca do desenvolvimento humano, das políticas sociais e da educação no território.
- Articulação Intersetorial: mobilização e apoio a ações intersetoriais, envolvendo agentes, organizações sociais e equipamentos públicos, com foco na proteção integral e na garantia de direitos de crianças e adolescentes e suas famílias.
- Criação de Comitê Gestor Intersetorial: com o objetivo aprofundar o conhecimento sobre exclusão escolar, construir encaminhamentos intersetoriais para as diferentes demandas identificadas e, a partir desse repertório, elaborar uma política pública de prevenção e enfrentamento à exclusão escolar.
- Mobilização Social: mobilização de agentes e organizações sociais e equipamentos públicos (Unidades Escolares, Unidades de Saúde, CRAS, CREAS, CT, CMDCA, OS e Associações locais)
- Busca Ativa: trabalho de campo nos territórios com foco na identificação das crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar (visitas domiciliares e contato telefônico).
- Formação em Serviço: capacitação de agentes públicos e da sociedade civil para a incorporação da metodologia, dando sustentabilidade às ações implementadas
- Monitoramento e Avaliação: cadastro de casos em um sistema, permitindo a construção de banco de dados com informações socioeconômicas de cada criança, adolescente e família identificados.
- Comunicação Comunitária: estratégias de comunicação voltadas a sensibilizar e mobilizar agentes dos territórios para a agenda do enfrentamento da exclusão escolar e promoção do direito à Educação.
- Sistematização: organização e sistematização do conhecimento produzido a partir das ações, estratégias e resultados, compartilhando os aprendizados gerados a partir das intervenções e experiências realizadas em parceria com o município.