O projeto Territórios em Rede tem como premissa fomentar o desenvolvimento social e territorial dos municípios a partir da agenda de enfrentamento à exclusão escolar.
A iniciativa tem como ponto de partida a realização de um diagnóstico dos desafios locais, para construir um conjunto de intervenções com foco na inserção de crianças e adolescentes na escola. Por meio da articulação de setores governamentais e não governamentais, o projeto incentiva o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a garantia de direitos nos territórios.
O Territórios em Rede é inspirado no projeto Aluno Presente, implementado pela Associação Cidade Escola Aprendiz entre 2013 e 2016 no município do Rio de Janeiro e responsável pela inserção de mais de 22 mil crianças e adolescentes na escola.
Para atingir nossos objetivos, temos as seguintes ações metodológicas:
- Diagnóstico Socioterritorial
- Articulação Intersetorial
- Criação de Comitê Gestor Intersetorial voltado especificamente a discutir a questão da exclusão escolar
- Mobilização Social: mobilização de agentes e organizações sociais e equipamentos públicos (Unidades Escolares, Unidades de Saúde, CRAS, CREAS, CT, CMDCA, OS e Associações locais)
- Busca Ativa: trabalho de campo focado na identificação das crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar (visitas domiciliares e contato telefônico)
- Formação em Serviço: capacitação de agentes públicos e da sociedade civil para a incorporação da metodologia, dando sustentabilidade às ações implementadas
- Monitoramento: cadastro de casos em sistema próprio, permitindo a construção de banco de dados com informações socioeconômicas de cada criança, adolescente e família atendidos
- Comunicação Comunitária: estratégias de comunicação voltadas a sensibilizar e mobilizar os municípios de atuação do projeto para a agenda do enfrentamento à exclusão escolar
- Sistematização: sistematização das ações, estratégias e resultados, gerando e compartilhando os aprendizados gerados a partir das intervenções e experiências realizadas