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TR chega a Santa Bárbara, Catas Altas e Rio Piracicaba

Projeto busca reinserir crianças e adolescentes que estiverem fora da escola em Minas Gerais

Para assegurar o Direito à Educação de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos que estão fora da escola ou em risco de exclusão escolar, o Territórios em Rede chega aos municípios de Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara em Minas Gerais. A iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e as prefeituras locais tem como objetivo fomentar o desenvolvimento social e territorial dos municípios a partir da agenda de enfrentamento à exclusão escolar por meio da Busca Ativa escolar. 

Atuação e Resultados

Desde o início de sua presença no leste mineiro, nos municípios de Governador Valadares, Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor e Tumiritinga, o projeto cadastrou 3.544 crianças e adolescentes fora da escola ou em situação de infrequência escolar. Foram realizados 22.088 acompanhamentos, 18.816 visitas domiciliares e 9.815 contatos telefônicos. Além disso, 3.388 crianças e adolescentes foram (re) inseridos no sistema educacional público.

Novos Horizontes

Catas Altas e Santa Bárbara, ambos conhecidos por seu patrimônio histórico no Circuito do Ouro, enfrentam desafios na Educação, como a exclusão escolar. Rio Piracicaba, por sua vez, lida com obstáculos relacionados à economia baseada na mineração e agricultura de subsistência, além da dispersão geográfica e difícil acesso a algumas comunidades. Em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, o projeto busca combater a exclusão escolar e promover a inclusão educacional, assegurando que todas as crianças e adolescentes tenham acesso à Educação de qualidade e ao Sistema de Garantia de Direitos.

“A expansão eu vejo como muito importante porque a questão da busca ativa é uma metodologia que os municípios já deveriam estar se apropriando. Entender os motivos pelos quais essas crianças estão fora da escola é fundamental para se pensar em política pública. Um dos objetivos do Territórios em Rede é estimular e provocar que o trabalho em rede aconteça, fundamental para dar vazão às demandas das famílias.”

Cíntia Soares, Gestora de Campo 

Importância da Busca Ativa escolar

Para Júlia Maria Muniz, gestora local de Catas Altas e Santa Bárbara, “entender os motivos pelos quais essas crianças estão fora da escola é fundamental para se pensar em política pública.” 

“O projeto tem esse diferencial de chegar até locais onde é muito difícil para o poder público. Em Santa Bárbara, temos várias localidades de zona rural e o projeto consegue dar voz para essas famílias que muitas vezes não são ouvidas. Quando trabalhamos em parceria com alguém que a comunidade já conhece e confia, como as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), conseguimos uma abertura maior nas localidades. Sem a parceria com as ACS, seria muito mais difícil chegar às famílias nas zonas rurais. Elas são cruciais para o sucesso do projeto.”

Júlia Maria Muniz, Gestora Local 

Desafios dos novos Territórios

A gestora local do Rio Piracicaba Joyce Santos, atuou em dois momentos do projeto: de 2021 a 2023 em Resplendor como articuladora local e agora está em Rio Piracicaba  como gestora. Para ela:

“Estamos trabalhando com poucos casos ainda, mas que requerem bastante atenção, mobilizando toda a Assistência Social como, CRAS, CREAS e a Saúde. Apesar dos desafios, as famílias têm se aberto muito a nós, pois mostramos que não somos um órgão punitivo, mas sim uma ajuda. As mães nos acolhem, desabafam e querem ser ouvidas. O projeto é uma ajuda significativa, abordando não só a infrequência escolar, mas também problemas familiares e oferecendo suporte integral, o que tem um impacto positivo no município.”

Joyce dos Santos Silva, Gestora Local

A Busca Ativa escolar nesses municípios mineiros atendidos pelo projeto começa a apresentar resultados. Em Catas Altas, Rio Piracicaba e Santa Bárbara, desde maio, quando deu início o trabalho de campo, foram identificadas 126 crianças e/ou adolescentes fora da escola ou em risco de evasão escolar. E ainda, 477 visitas domiciliares, 272 cadastros e acompanhamentos e 65 encaminhamentos para a rede de proteção social dos municípios. As equipes locais também promoveram ações de articulação, mobilização social e comunicação comunitária, com apoio do carro de som e panfletagem; e dialogaram com a comunidade para apresentar o projeto e tirar dúvidas sobre o acesso às escolas da rede pública, o Direito à Educação e os demais direitos sociais.

Metodologia e Expansão

Inspirado no projeto Aluno Presente, realizado no Rio de Janeiro entre 2013 e 2016, o Territórios em Rede desenvolve estratégias intersetoriais, envolvendo principalmente as secretarias de Educação, Assistência Social, e Saúde,  com foco na articulação de políticas públicas que garantam o acesso de crianças e adolescentes ao Sistema de Garantia de Direitos e promovam o enfrentamento da exclusão escolar nos municípios. 

O projeto já identificou, de novembro de 2020 a julho de 2024, 19.358 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e reinseriu 17.182 em 19 cidades de 4 estados do país (PA, MG, RJ e ES).

Conheça as equipes

Se você conhece alguma criança ou adolescente fora da escola ou em caso de evasão escolar nesses municípios, entre em contato com as nossas equipes locais pelos telefones:

Para mais informações, visite Territórios em Rede – Minas Gerais.

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