Notícias

Todos Juntos Contra a Dengue

28/02/2024 | - |

por Sabrina Bairros

O Brasil teve um crescimento de 315% de casos de dengue nas sete primeiras semanas de 2024, segundo os dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde. O aumento significativo no número de casos em comparação com o mesmo período do ano de 2023 destaca a necessidade de ações para o enfrentamento dessa questão de saúde pública. 

A dengue faz parte de um grupo de doenças denominadas arboviroses, que são causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: dengue, chikungunya e Zika, todas transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A melhor forma de combater as arboviroses é impedir o nascimento do mosquito, eliminando os criadouros. 

Criamos o vídeo Todos Juntos Contra a Dengue – Prevenção com informações sobre como podemos nos proteger contra o mosquito, quais são os sintomas da dengue e o que fazer caso você fique doente: 

Os Agentes de Combate a Endemias também desempenham um papel importante no combate ao mosquito, pois conhecem intimamente a realidade das comunidades e, durante visitas às residências, estabelecimentos comerciais, depósitos dos mais variados tipos, conseguem orientar e melhorar as condições de saúde da população. 

Com o aumento dos casos de dengue é importante identificar os sinais da doença. Confira no vídeo quais são os sintomas da dengue e o que fazer caso você fique doente:

Fique atento às pistas que seu corpo dá e, se houver suspeita, busque a Unidade de Saúde mais próxima.

Não brinque com a saúde, esteja alerta aos sinais!
Todos juntos contra a dengue!

Saiba mais no site do Ministério da Saúde:

https://www.gov.br/saude/pt-br/campanhas-da-saude/2023/combate-ao-mosquito

Vacina contra a dengue

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público de saúde. A incorporação do imunizante passou por todas as avaliações da comissão que recomendou a incorporação. A vacina não será utilizada em larga escala em um primeiro momento, já que o laboratório fabricante tem uma capacidade restrita de fornecimento de doses. Por isso, inicialmente, as vacinas serão destinadas a municípios com população igual ou maior a 100 mil habitantes e alta transmissão nos últimos dez anos e o público alvo inicial serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue. 

Embora exista a vacina contra a dengue, o controle do mosquito Aedes aegypti é o principal método para a prevenção e controle da dengue, chikungunya e Zika, com a eliminação dos criadouros. 

Saiba mais no site do Ministério da Saúde:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/dengue/vacinacao

As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.