Notícias
O 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Segundo os dados da Segurança Pública, referentes ao ano de 2018, 71,8% dos casos de violência sexual notificados no Brasil foram com crianças e adolescentes e em sua maioria (75,9%) o agressor possui vínculo familiar ou é conhecido da vítima. É estimado que a cada 15 minutos 1 criança ou adolescente seja vítima de violência sexual no mundo, de acordo com a ONG Darkness to Ligth.
A Educação Sexual é imprescindível para a proteção de crianças e adolescentes, pois terão ferramentas para reconhecerem situações de abuso e assédio, e assim evitá-las. Apesar de haver um temor de que a educação sexual possa aguçar a curiosidade infantil, estudos desenvolvidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, quanto menos informação, mais precocemente se iniciará a vida sexual, muitas vezes em situações de violência.
O Eu Me Protejo é um projeto que ensina a criança a reconhecer e se proteger de abusos e agressões, explicando que, se algo acontecer, as crianças devem contar a um adulto responsável. O material está disponível no página eumeprotejo.com.
O enfrentamento da violência sexual na infância e adolescência é um desafio. Vivemos em uma sociedade adultocêntrica que descredibiliza a fala da criança, dificultando a denúncia de abusos. É necessário que o responsável escute a criança ou adolescente e que faça o registro junto aos órgãos oficiais. O Disque Direitos Humanos (Disque 100) é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de Direitos Humanos. O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, basta discar 100.
Além do Disque 100, também é possível denunciar os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes pelos seguintes canais e órgão públicos:
- Conselho Tutelar;
- Delegacia;
- Ligue 180;
- Disque 191 – Polícia Rodoviária Federal;
- Centros de Atendimento Integrados para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.
Denuncie! A sua atitude pode mudar uma vida!