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Marabá (PA) fortalece atenção e cuidado aos estudantes na pandemia

21/01/2022 | - , |

Desde a implementação do ensino remoto até o retorno presencial, rede municipal prioriza o cuidado com todos os estudantes e profissionais de educação

Por Luan Brito por Diversa em 20/09/2021 

Por conta da pandemia ocasionada pela Covid-19, o município de Marabá (PA), na região norte, suspendeu as aulas presenciais em março do ano passado, assim como todas as cidades do país. A partir daquele momento, educadores e gestores da rede municipal tiveram pela frente um grande desafio: garantir a aprendizagem de todos os estudantes no ensino remoto.

Para conseguir superar o desafio, o município teve cuidado e atenção desde a realização do planejamento do ensino a distância, até a retomada gradual das aulas presenciais. Entre as ações realizadas está a elaboração de material didático que atenda às reais necessidades de cada série, atenção aos estudantes com deficiência e suporte aos profissionais de educação.

Em sala de aula, carteiras de escola na cor laranja estão vazias. À frente, uma lousa branca, mesa do professor com alguns pertences e, ao lado, um ventilador fixado na parede. Fim da descrição.
Fonte: Secretaria de Educação de Marabá

Implementação do ensino remoto

A rede municipal tem 54 mil estudantes matriculados, divididos em 200 escolas, sendo 105 unidades em zona urbana, abrangendo 42 mil alunos, e outras 95 em zona rural, com 12 mil alunos. Por isso, em de abril de 2020, a Secretaria de Educação de Marabá Site externo (Semed) mapeou a quantidade de estudantes com acesso à internet e recursos tecnológicos, tais como computador e notebook, para implementar o ensino remoto de forma que atendesse todos os estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“O resultado mostrou que 65% dos alunos tinham naquele momento condições de acompanhar o ensino remoto via internet. Os 35% que tinham acesso eram predominantemente crianças e jovens da zona rural, onde a internet é deficitária, além de uma parte de alunos da zona urbana em vulnerabilidade social”, afirmou Fábio Rogério, Diretor de Ensino Urbano de Marabá.

No primeiro semestre, por conta do tempo, a secretaria decidiu produzir atividades impressas, que foram entregues pelas escolas, e paralelamente construiu a plataforma de ensino on-line. O acompanhamento das atividades foi realizado pelos professores por meio de ligações e troca de mensagens por aplicativos e redes sociais. Para os estudantes que não conseguiram contato, a secretaria, mediante a uma parceria, fez busca ativa com visitas na residência de cada um.

Antes do início do segundo semestre, o currículo, elaborado em consonância com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a participação de educadores e gestores, precisou ser realinhado.

Segundo Fábio Rogério, o currículo é muito extenso e, com a realidade da pandemia, foi preciso uma priorização por parte da rede: “Fizemos uma priorização curricular para entender o que é mais essencial e imprescindível aos estudantes em cada série, visando desenvolver as habilidades necessárias para a vida escolar.”

No mesmo semestre, a plataforma de aulas on-line foi finalizada, dando início às atividades para os estudantes que tinham acesso à internet.

Suporte aos profissionais de educação

O suporte e o cuidado com educadoras, educadores e demais profissionais de educação foi outra prioridade em Marabá. Periodicamente houve reuniões com todos os professores para orientá-los na realização e acompanhamento das atividades propostas. Para acompanhamento da plataforma de ensino, todas as escolas disponibilizaram acesso à internet aos educadores.

Outro apoio dado foi o psicossocial, com atendimento individual e rodas de conversa e escuta. “Nós, profissionais de educação, deparamo-nos com uma situação que nunca vivemos. Assim como os estudantes, também sofremos nesse momento. Então, o cuidado com o profissional é imprescindível para manter a educação de qualidade”, afirmou o diretor.

Novidades para 2021

A Secretaria de Educação, ao fim do ano letivo do primeiro ano da pandemia, buscou fazer uma avaliação dos conteúdos aplicados aos estudantes e identificar possíveis melhorias para 2021. Apesar de considerar as atividades adequadas, a qualidade de impressão do material foi um ponto a desenvolver, já que foram utilizadas copiadoras do município.

Duas mãos seguram um caderno de estudos na cor azul e com ilustrações de Marabá, que está em cima de outros dois cadernos. Na capa do material didático está escrito “1º caderno de estudos em rede. Educação Infantil – Jardim II”. Fim da descrição.
Fonte: Secretaria de Educação de Marabá

Sendo assim, foi produzido o “Caderno de estudos em rede”, um novo material didático com identificação ilustrativa valorizando o território, como os importantes rios que estão entre a cidade: Itacaiúnas e Tocantins. Essa nova produção, válida para todo o ano letivo, foi totalmente impressa em gráfica.

Educação inclusiva

O cuidado com os estudantes antes e no período de pandemia inclui os estudantes público-alvo da educação especial. Os 1.345 estudantes com deficiência da rede municipal são acompanhados pelo Departamento de Educação Especial, que conta com equipe multidisciplinar e 50 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

De acordo com o Diretor de Ensino Urbano, para garantir a aprendizagem desse público, o “Caderno de estudos em rede” teve outras versões com acessibilidade, como, por exemplo, em braile.

“Tivemos todo o carinho e atenção para não deixar ninguém para trás. Além do material didático adaptado, constantemente orientamos os professores sobre como garantir a aprendizagem e realizar a avaliação dos estudantes público-alvo da educação especial.”

Em situações específicas em que houve alguma dificuldade de aprendizagem, seguindo os protocolos sanitários e com autorização dos responsáveis, alguns estudantes foram atendidos presencialmente nas escolas para acompanhamento mais próximo de um educador.

Retorno presencial

No dia 13 de setembro, as aulas presenciais foram retomadas de forma escalonada, com 50% da presença dos estudantes, seguindo os protocolos da Organização Mundial de Saúde Site externo (OMS). A data foi escolhida pela secretaria por conta do calendário de vacinação contra covid-19, pois foi priorizado o retorno somente com os profissionais de educação devidamente imunizados.

Estudantes sentados na carteira acompanham apresentação aula com professora. Todos utilizam máscaras. Fim da descrição. 
Fonte: Secretaria de Educação de Marabá

Segundo a Secretária de Educação de Marabá, Marilza Leite, o município está apto para receber os estudantes. “Estamos preparados e bastante confiantes de que o momento é propício. Tomamos diversas medidas para tornar cada ambiente mais arejado. Colocamos mais pias, fornecemos máscaras, álcool 70%, aparelhos para aferir a temperatura e termômetro digital.”

Para o devido acolhimento dos estudantes que estão fora da sala de aula há mais de um ano, os professores e equipes das escolas participaram de encontros formativos com objetivo de facilitar a readaptação dos alunos no ambiente escolar.

Monitoramento pedagógico e sanitário

O retorno das aulas presenciais é acompanhado do monitoramento de equipes técnicas da Vigilância Sanitária e da Educação. No aspecto sanitário, o objetivo é observar diariamente se há ocorrências de possíveis contaminações pela covid-19. Após 30 dias de aulas, o resultado desse acompanhamento epidemiológico será utilizado a fim de decidir sobre o retorno de 100% dos estudantes no início de novembro.

No aspecto pedagógico, todos os estudantes participarão de uma avaliação diagnóstica, com a finalidade de apontar os conteúdos com maior defasagem na rede. De acordo com a secretaria, será desenvolvido um trabalho específico para fortalecer a aprendizagem que possa ter ficado com falhas durante o período das aulas remotas.

Evasão escolar

Em sala de estar, duas integrantes do projeto “Territórios em rede” conversam com a responsável por estudante. Fim da descrição.
Fonte: Secretaria de Educação de Marabá

A Secretaria de Educação de Marabá criou o projeto “Territórios em Rede” com o objetivo de reduzir o índice de evasão escolar na rede municipal. As equipes que compõem a iniciativa realizam o levantamento dos estudantes que estão com pouca ou nenhuma frequência e, posteriormente, em visita à família, orientam sobre a importância da permanência do estudante na escola, bem como de acompanhar as atividades escolares.

Fábio acredita que seja necessário entender o motivo da criança ou adolescente não ter realizado as atividades: “Será que o estudante foi para a zona rural? Ou ele passou por dificuldades fora do âmbito escolar? A pandemia acentuou a desigualdade social e não podemos aumentar isso. Vamos ouvir caso a caso e criar oportunidades para trazer todos de volta.”

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