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Formação de agentes públicos para o enfrentamento à exclusão escolar Serra (ES) e Marabá (PA)

18/01/2023 | - |
Entrega dos certificado em Serra – ES

Durante seis meses, profissionais das secretarias municipais de educação, saúde e assistência social, das secretarias estaduais de educação, dos conselhos tutelares, do poder judiciário e de organizações sociais, dos municípios de Serra (ES) e Marabá (PA), participaram do curso “Territórios em Rede: educação e proteção integral para crianças e adolescentes”.

A iniciativa está inserida nas ações do projeto Territórios em Rede, uma parceria entre a Fundação Vale e a Associação Cidade Escola Aprendiz, que, depois de dois anos nos territórios de Serra e Marabá, está encerrando o trabalho de campo e transferindo a metodologia de busca ativa ao poder público. O curso de 60 horas teve o objetivo de construir uma proposta de ação intersetorial para os territórios com foco na sustentabilidade de uma política pública intersetorial de enfrentamento da exclusão escolar, a partir do desenho dos fluxos de trabalho integrado e continuado.

Foram 100 inscritos que participaram das aulas síncronas e atividades assíncronas com orientações sobre elaboração de projetos e disponibilização de materiais para estudo e pesquisa. No último encontro de cada município, no final de 2022, foi feita a entrega dos certificados e a validação do documento construído coletivamente ao longo da formação. O curso teve a parceria com o Núcleo Políticas de Prevenção de Violências e Educação em Direitos Humanos da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

“A formação dos agentes públicos, realizada nos municípios de Serra, no ES, e Marabá, no PA, pelo projeto Territórios em Rede, buscou fortalecer as capacidades desses profissionais acerca de temas estratégicos para a proteção das crianças e dos adolescentes com foco no enfrentamento e na prevenção da exclusão escolar. Nosso objetivo principal além de capacitá-los foi produzir recomendações para as políticas públicas a partir da perspectiva de seus próprios operadores que serão apresentadas aos secretários nesta fase final do projeto. Estamos dedicando todos nossos esforços nessa etapa para que possamos apoiar os governos municipais a implementar uma política pública efetiva que tenha continuidade para além do término do projeto. Isso será de extrema importância para que os municípios sigam atuando nesta agenda tão necessária em tempos de crescimento do abandono escolar e de crescimento da pobreza que se impõe sobre a população.”
Júlia Ventura, Gestora Estratégica do Projeto

Durante os dois anos de atuação do Territórios em Rede nos municípios de Serra e Marabá, foram identificadas 6.147 crianças e adolescentes fora da escola, das quais 5.585 foram inseridas. A maior parte foi identificada pelas 21.362 visitas domiciliares realizadas pelas equipes de campo, que também fizeram 25.116 acompanhamentos.

Confira os números por município:

MunicípioSerraMarabá
Crianças e adolescentes identificados3.4372.710
Crianças e adolescentes inseridos3.0772.508
Visitas domiciliares9.38111.981
Acompanhamento12.94012.176
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