Notícias
Encontros técnicos marcam o encerramento do Territórios em Rede em municípios de MG
Municípios mineiros lançam seus programas de busca ativa escolar após término do projeto
Quando chega em um novo município, o projeto Territórios em Rede inicia suas atividades com um diagnóstico socioterritorial que revela os desafios locais em relação à educação e permite uma análise acerca do desenvolvimento humano, das políticas sociais e da educação no território. A partir desse diagnóstico é implementado o processo de busca ativa escolar, que consiste em um trabalho de campo voltado para a identificação de crianças e adolescentes em situação de exclusão escolar. A metodologia do projeto inclui uma serie de ações, entre elas, a mobilização de agentes, organizações sociais e equipamentos públicos com o objetivo de incentivar o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a garantia de direitos nos territórios.
O Territórios em Rede iniciou sua atuação em Minas Gerais pela região do vale do Rio Doce, no leste mineiro, no ano de 2021. A atuação do projeto nos municípios de Governador Valadares, Conselheiro Pena, Resplendor, Aimorés e Tumiritinga, resultou na identificação de 3.544 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e (re)inseriu 3.338 nas escolas da região.
Ao final do trabalho de campo, os aprendizados adquiridos durante as intervenções e experiências são compartilhados com instituições, agentes públicos e membros da sociedade civil. Essa troca de conhecimento fomenta o desenvolvimento de políticas públicas baseadas na metodologia utilizada, garantindo a sustentabilidade das ações implementadas e a continuidade da Busca Ativa escolar nos municípios.
Encerramento das Ações do TR: Fortalecendo a Educação em Minas Gerais
Após mais de três anos de colaboração com os municípios mineiros de Aimorés, Conselheiro Pena, Resplendor e Tumiritinga, representantes das prefeituras, secretarias, profissionais de gestão escolar, assistentes sociais, coordenadores, agentes de saúde e integrantes do Conselho Tutelar se reuniram para os encontros de encerramento das ações do projeto Territórios em Rede. Esses encontros representaram um passo significativo na consolidação das iniciativas e no fortalecimento da rede de apoio à educação.
Durante os quatro encontros virtuais, realizados em novembro, foram apresentados panoramas do projeto em cada município e seus respectivos planos de ação para Busca Ativa Escolar, assim como uma análise da atuação do TR durante os anos de atividade. Todos os municípios construíram os seus programas com logomarcas e identidades visuais próprias, como parte do plano de comunicação para divulgar e informar os munícipes sobre essa nova etapa. Os encontros contaram com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e facilitação gráfica.
Além disso, foram lançadas as publicações “Educação é um Direito” de cada município, que sistematizam as ações e resultados do projeto. Esses documentos têm como objetivo servir como referência para o desenvolvimento de políticas públicas intersetoriais voltadas à prevenção e enfrentamento da exclusão escolar em novos contextos, considerando que esse fenômeno impacta todo o país. Também foram produzidos os Guias de Serviços Sociais dos municípios de Aimorés, Resplendor e Tumiritinga, que reuniu os serviços e os equipamentos disponíveis. Os Guias foram desenvolvidos de forma conjunta com representantes dos municípios para o levantamento das informações essenciais.
Para acessar os materiais produzidos acesse territoriosemrede.org.br/participe/ ou clique em uma das imagens abaixo para visualizar a sistematização do município:
¨É uma honra fazer parte dessa equipe incrível. Agradeço a todos pela oportunidade e confiança em mim e na equipe da Secretaria de Educação. Juntos, nós alcançamos grandes conquistas! Quero expressar minha gratidão por todos nesta equipe maravilhosa. Fundação Vale, Associação Cidade Escola Aprendiz, Territórios em Rede, a nossa equipe da Secretaria de Educação, Conselho Tutelar, Secretaria da Assistência Social, Secretaria da Saúde e a Prefeitura de Conselheiro Pena. Ressalto a frase da educadora Givânia Silva ‘Não conseguimos fazer Educação de qualidade sem democracia’. Quero expressar minha apreciação por cada gesto de bondade, paciência e colaboração que tenho recebidos desde que nós nos juntamos a esta equipe extraordinária. Cada um de vocês torna esse local de trabalho um verdadeiro prazer. Gratidão a todos! Jackeline Lacerda da Silva, Secretária de Educação de Conselheiro Pena (MG)