Notícias

Crianças fora da escola são reinseridas pelo Projeto Territórios em Rede

17/02/2022 | - |

Publicado no site da Prefeitura de Marabá em 21/09/2021

Restabelecer vínculos de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com as escolas, especialmente no contexto atual de pandemia. Este é o objetivo do projeto Territórios em Rede, uma  iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e a Prefeitura de Marabá. Com duração de 30 meses, o projeto faz parte de uma ampla estratégia de desenvolvimento territorial do município, tendo como norte o direito à educação.  

Para isso, realiza uma ampla articulação, não apenas com as secretarias de Educação municipal e estadual, mas com outras secretarias, além da rede de proteção local, organizações públicas, privadas e toda a sociedade civil.  Uma equipe com 10 profissionais é responsável por realizar a busca ativa de crianças e adolescentes no município, orientada por um diagnóstico social detalhado do território e por dados que apontam os locais mais prováveis para identificar meninos e meninas que não estão estudando. A partir das visitas domiciliares, o público é cadastrado e iniciam-se as mediações com diversos serviços públicos e organizações da sociedade civil com um só objetivo: enfrentar as questões que causam a exclusão escolar e garantir o acesso à ou a permanência na escola.

Até 31 de agosto o projeto já identificou 1150 crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão escolar. Desse montante, 866 já estão matriculadas nas escolas públicas de Marabá.  Ao todo a equipe já fez 4.835 visitas domiciliares e 3.245 famílias estão sendo acompanhadas pelo projeto. 

“É fundamental que a gente possa desenvolver iniciativas e políticas que trabalhem essa questão da busca ativa escolar e que possam criar as condições necessárias para que essas crianças, adolescentes e jovens que estão em situação de vulnerabilidade social sejam amparados e tenham o direito garantido.”

Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, organização da sociedade civil responsável pela implementação do projeto nos municípios da Serra (ES) e de Marabá (PA).

“Tivemos um ano de medidas de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto, a Fundação Vale trouxe para Marabá o Territórios em Rede. Um projeto piloto que tem como objetivo identificar e, a partir do diagnóstico, enfrentar as causas da exclusão escolar. Tudo isso através de parcerias que envolvem o poder público e setores não governamentais. Com o projeto Territórios em Rede, nós esperamos contribuir para que jovens e crianças de Marabá, em idade escolar, tenham acesso ao direito a uma educação pública e de qualidade.”

Pâmella De-Cnop,  diretora executiva da Fundação Vale.

A faixa etária atendida pelo projeto corresponde àquela do Ensino Básico obrigatório por lei (Educação Infantil ao Ensino Médio) e de responsabilidade do Estado. O Territórios em Rede tem como inspiração o projeto Aluno Presente (https://www.alunopresente.org.br/), realizado pela Cidade Escola Aprendiz na cidade do Rio de Janeiro entre 2013 e 2016. onde foi responsável por identificar 23.735 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos e incluir 22.131 crianças e adolescentes nas escolas municipais da cidade.

Depoimentos:

“Você organizou tudinho pra mim, deu tudo certo, já fizemos a matrícula e eles já estão com os cadernos de atividades aqui. Agora tô indo comprar os lápis, muito obrigado por ajudar!”

Lourival Maciel, pai de duas crianças de 4 e 5 anos. Uma delas nunca estudou e está matriculada após atendimento do TR em Marabá.

“Que bom poder contar com esse trabalho de vocês! Tínhamos preocupação com essa família, que após o atendimento do projeto, pode encaminhar as crianças para escola novamente. Obrigada pelo apoio, trabalho excelente! Deus abençoe.”

Aparecida Donizeth Neves Bastia, coordenadora pedagógica da  EMEF Rubem Alves, no bairro Laranjeiras.
As plataformas da Cidade Escola Aprendiz utilizam cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade.
Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.