Notícias
Crianças fora da escola são reinseridas pelo Projeto Territórios em Rede
Publicado no site da Prefeitura de Marabá em 21/09/2021
Restabelecer vínculos de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com as escolas, especialmente no contexto atual de pandemia. Este é o objetivo do projeto Territórios em Rede, uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz e a Prefeitura de Marabá. Com duração de 30 meses, o projeto faz parte de uma ampla estratégia de desenvolvimento territorial do município, tendo como norte o direito à educação.
Para isso, realiza uma ampla articulação, não apenas com as secretarias de Educação municipal e estadual, mas com outras secretarias, além da rede de proteção local, organizações públicas, privadas e toda a sociedade civil. Uma equipe com 10 profissionais é responsável por realizar a busca ativa de crianças e adolescentes no município, orientada por um diagnóstico social detalhado do território e por dados que apontam os locais mais prováveis para identificar meninos e meninas que não estão estudando. A partir das visitas domiciliares, o público é cadastrado e iniciam-se as mediações com diversos serviços públicos e organizações da sociedade civil com um só objetivo: enfrentar as questões que causam a exclusão escolar e garantir o acesso à ou a permanência na escola.
Até 31 de agosto o projeto já identificou 1150 crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão escolar. Desse montante, 866 já estão matriculadas nas escolas públicas de Marabá. Ao todo a equipe já fez 4.835 visitas domiciliares e 3.245 famílias estão sendo acompanhadas pelo projeto.
“É fundamental que a gente possa desenvolver iniciativas e políticas que trabalhem essa questão da busca ativa escolar e que possam criar as condições necessárias para que essas crianças, adolescentes e jovens que estão em situação de vulnerabilidade social sejam amparados e tenham o direito garantido.”
Natacha Costa, diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz, organização da sociedade civil responsável pela implementação do projeto nos municípios da Serra (ES) e de Marabá (PA).
“Tivemos um ano de medidas de distanciamento social e a suspensão das aulas presenciais. Nesse contexto, a Fundação Vale trouxe para Marabá o Territórios em Rede. Um projeto piloto que tem como objetivo identificar e, a partir do diagnóstico, enfrentar as causas da exclusão escolar. Tudo isso através de parcerias que envolvem o poder público e setores não governamentais. Com o projeto Territórios em Rede, nós esperamos contribuir para que jovens e crianças de Marabá, em idade escolar, tenham acesso ao direito a uma educação pública e de qualidade.”
Pâmella De-Cnop, diretora executiva da Fundação Vale.
A faixa etária atendida pelo projeto corresponde àquela do Ensino Básico obrigatório por lei (Educação Infantil ao Ensino Médio) e de responsabilidade do Estado. O Territórios em Rede tem como inspiração o projeto Aluno Presente (https://www.alunopresente.org.br/), realizado pela Cidade Escola Aprendiz na cidade do Rio de Janeiro entre 2013 e 2016. onde foi responsável por identificar 23.735 crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos e incluir 22.131 crianças e adolescentes nas escolas municipais da cidade.
Depoimentos:
“Você organizou tudinho pra mim, deu tudo certo, já fizemos a matrícula e eles já estão com os cadernos de atividades aqui. Agora tô indo comprar os lápis, muito obrigado por ajudar!”
Lourival Maciel, pai de duas crianças de 4 e 5 anos. Uma delas nunca estudou e está matriculada após atendimento do TR em Marabá.
“Que bom poder contar com esse trabalho de vocês! Tínhamos preocupação com essa família, que após o atendimento do projeto, pode encaminhar as crianças para escola novamente. Obrigada pelo apoio, trabalho excelente! Deus abençoe.”
Aparecida Donizeth Neves Bastia, coordenadora pedagógica da EMEF Rubem Alves, no bairro Laranjeiras.