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Conheça a atuação do Territórios em Rede em Minas Gerais

O projeto Territórios em Rede – iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz – acaba de lançar cinco vídeos sobre o trabalho de identificação, reinserção e acompanhamento de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos em situação de exclusão escolar em quatro das cinco cidades mineiras onde atua. São elas: Governador Valadares, Conselheiro Pena, Resplendor e Aimorés. 

A produção audiovisual busca registrar, por meio de uma narrativa próxima a um documentário, a metodologia e o cotidiano do projeto. Além disso, evidencia a rede construída na região, ao longo de 2 anos, em torno do projeto, destacando a relevância de uma ação compartilhada entre poder público e sociedade civil na garantia do direito à Educação.  

O projeto Territórios em Rede tem como premissa fomentar o desenvolvimento social e territorial dos municípios a partir da agenda de enfrentamento à exclusão escolar. A iniciativa tem como ponto de partida a realização de um diagnóstico dos desafios locais, para construir um conjunto de intervenções com foco na inserção de crianças e adolescentes na escola. Por meio da articulação de setores governamentais e não governamentais, o projeto incentiva o desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a garantia de direitos nos territórios.

No estado de Minas Gerais, o projeto atua na região do vale do Rio Doce, no leste mineiro. Segundo o IBGE, a área tem uma população de mais de 1,7 milhões de habitantes, e é uma das maiores e mais desenvolvidas do estado. Foi em julho de 2021 que o projeto Territórios em Rede deu início à sua atuação em Aimorés, Governador Valadares, Conselheiro Pena e Resplendor, enquanto em agosto de 2022, estendeu seus esforços para Tumiritinga. 

Governador Valadares é o município mais populoso da região com 279.665 habitantes e de onde se inicia a rota da Estrada de Ferro Minas Vitória. Em 100 km se chega a Conselheiro Pena, uma cidade onde vivem pouco mais de 20 mil pessoas. A próxima parada é Resplendor, cidade com mais de 17 mil habitantes, onde fica o Parque Estadual Sete Salões. Já Aimorés, conta com cerca de 26 mil habitantes e está a 440 km de distância de Belo Horizonte. E Tumiritinga é a cidade menos populosa, com 6.797 habitantes, e tem uma das principais praias de água doce da região, a Praia do Jaó, às margens do rio Doce.  

Territórios em Rede Minas Gerais

Para atingir os objetivos de desenvolvimento social e territorial dessas localidades, tendo como premissa fundamental o enfrentamento à exclusão escolar, colocamos em ação algumas metodologias planejadas e realizadas a partir das condições e especificidades de cada território.

Articulação Intersetorial

A articulação intersetorial é resultado do processo de atuação das equipes locais, que mobilizam agentes, organizações sociais e equipamentos públicos (Unidades Escolares, Unidades de Saúde, CRAS, CREAS, CT, CMDCA, OS e Associações locais), em prol do combate à exclusão escolar.

A criação do Comitê Gestor Intersetorial é uma das estratégias para fortalecer o trabalho de busca ativa e discutir a questão da exclusão escolar. A formalização desse comitê nos municípios é um passo importante para a continuidade das ações de forma integrada e intersetorial, envolvendo os diversos agentes no desenvolvimento de políticas públicas e iniciativas que contribuam para a garantia de direitos nos territórios.

Articulação Intersetorial – Minas Gerais

Comunicação Comunitária

A Comunicação Comunitária é uma frente de atuação importante para mobilização social, com foco em ampliar a visibilidade do projeto e mobilizar os diferentes atores em prol da agenda de enfrentamento à exclusão escolar. A comunicação também apoia as ações de busca ativa para aumentar a identificar crianças e adolescentes fora da escola.  Além disso, contribui para informar as famílias e parceiros sobre o sistema de garantia de direitos sociais e proteção integral da infância e da adolescência.  

São utilizados cartazes em associações de moradores, postos de saúde, clínicas da família, ônibus e estações de trem e de metrô, promovidas entrevistas da equipe em rádios e jornais comunitários e de grande imprensa, além da distribuição de panfletos em locais de grande circulação. Tudo isso para que a demanda espontânea do projeto cresça, ou seja, mais e mais crianças possam ser inseridas nas escolas das cidades de atuação.  As equipes locais também realizam visitas institucionais, mutirões com carro ou moto som (atuação conjunta dos articuladores para divulgação do projeto e localização de microterritórios com potencial de concentração de crianças fora da escola), reuniões com moradores, jovens, abordagens a grupos específicos, participação em fóruns e eventos comunitários, entre outras estratégias que são definidas a partir do contexto local. 

Comunicação e Mobilização Comunitária – Minas Gerais

Busca Ativa e Acompanhamento das famílias

A partir de um diagnóstico social detalhado do território, nossa equipe local realiza a busca ativa de crianças e adolescentes do município que não estão estudando. A partir de visitas domiciliares, essas famílias são cadastradas e acompanhadas pelos articuladores que realizam as interlocuções necessárias com diversos serviços públicos e organizações da sociedade civil.

O Territórios em Rede  também atua no combate à evasão escolar. As equipes fazem o levantamento dos estudantes com pouca frequência junto à direção da escola e, posteriormente, em visita à família, orientam sobre a importância da permanência do estudante na escola, bem como de acompanhar as atividades escolares.

Desde o início da atuação do projeto em Minas Gerais, em julho de 2021, até agosto de 2023 foram identificadas 3.539 crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão escolar. Destes, 3.277 foram inseridos no sistema educacional e foram realizados 17.008 visitas domiciliares e 16.862 acompanhamentos, além de 6.379 contatos telefônicos e 2.265 acompanhamentos.

Confira os curtas documentários sobre a ação do projeto junto às famílias mineiras. 

Família em Resplendor – Minas Gerais
Família em Governador Valadares – Minas Gerais

O Territórios em Rede é parte do Programa de Educação e Saúde da Fundação Vale, que busca contribuir com a melhoria da saúde e educação pública nos municípios de atuação em parceria com secretarias municipais, instituições sociais e outros parceiros nos territórios.

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