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Iniciativa atua no combate a evasão escolar
Por Victor Haôr e Paulo Sérgio pela Comunicação da Prefeitura de Marabá.
O projeto Territórios em Rede é uma articulação entre a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Vale em parceria com a Cidade Escola Aprendiz. Para cumprir o objetivo de reduzir o índice de evasão escolar no município, as equipes fazem levantamento dos alunos com pouca frequência junto à direção da escola e, posteriormente, em visita à família, orientam sobre a importância da permanência do estudante na escola, bem como de acompanhar as atividades escolares.
A dona de casa Aline Rodrigues Costa, 30 anos, é mãe de um dos adolescentes que recebe acompanhamento do projeto. Segundo ela, após a visita das equipes de articuladores do projeto, o filho está apresentado melhoras no entendimento das atividades.
“Gosto muito quando eles vêm me visitar e eu já tinha ido na escola porque passamos um bom tempo sem buscar as tarefas e com eles aqui é bom demais. Meu filho tem deficiência e elas ajudam com isso também e ele vem melhorando aos poucos e sem elas, fica um pouco pior para mim”, explica dona Aline Costa.
De acordo com Maísa Gaia Matos, supervisora do Território em Redes, tem como meta apoiar o direito à educação de crianças e adolescentes de Marabá. Para isso realiza o trabalho de enfrentamento à evasão escolar e infrequência escolar diretamente através de visitas junto à família, previamente indicada pela escola.
“Para trabalhar isso contamos com 8 articuladoras de campo que visitam as famílias e são indicadas por escolas, CRAS ou pela própria comunidade que tem uma criança com dificuldades de acesso à escola e as equipes buscam orientar as famílias sobre a melhor forma possível para que ela regularize essa situação”
Maísa Gaia Matos, supervisora de campo do projeto
Ainda segundo ela, atualmente existem 600 crianças e adolescentes recebendo o acompanhamento das articuladoras, no entanto, as escolas encaminharam uma lista com 3.600 crianças com algum tipo de problema, seja de frequência ou pouco rendimento nas atividades.
“Temos atualmente uma lista oficial com mais de 4 mil crianças e adolescentes que receberão esse acompanhamento junto à família e vamos fazer um diagnóstico para entender qual a razão da falta da criança nas atividades da escola. Entendemos que estas visitas são importantes porque educação é um direito de todas as crianças”, disse.