Em Minas Gerais, o projeto chegou na bacia do rio Piracicaba para atuar nos municípios Santa Bárbara, Catas Altas e Rio Piracicaba. Santa Bárbara pertence ao colar metropolitano de Belo Horizonte e tem uma população de 30.466* habitantes. Junto com Catas Altas, que possui 5.473(*) habitantes, faz parte do Circuito do Ouro de Minas Gerais, constituído por quatorze municípios de Minas Gerais que integram a região da Estrada Real, consequência de um intenso desbravamento em busca de ouro e pedras preciosas na região. Hoje essas cidades históricas abrigam inúmeros museus, igrejas, santuários, casarões e memórias.
Rio Piracicaba, antigo distrito subordinado ao município de Santa Bárbara, tornou-se município em 1911 e hoje tem 14.631(*) habitantes. A cidade tem sua economia voltada para a extração de minério de ferro, agricultura de subsistência e pecuária leiteira.
O Territórios em Rede iniciou sua atuação em Minas Gerais pela região do vale do Rio Doce, no leste mineiro, no ano de 2022. Segundo o IBGE, tem uma população de mais de 1,7 milhões de habitantes, e é uma das maiores e mais desenvolvidas do estado, com as atividades de mineração, pecuária e agricultura, principalmente no cultivo do café. A atuação do projeto nos municípios de Governador Valadares, Conselheiro Pena, Resplendor, Aimorés e Tumiritinga, resultou na identificação de 3.544 crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e inseriu 3.338 nas escolas da região.
Após dois anos de trabalho de campo para busca ativa escolar, o projeto entra em nova fase com a transferência da metodologia para o poder público. Em parceria com as prefeituras dos municípios de Aimorés, Resplendor, Conselheiro Pena e Tumiritinga, o Territórios em Rede passa a atuar no fortalecimento de uma política pública intersetorial para o enfrentamento à exclusão escolar e garantia de direitos nos territórios.
*Dados do Censo do IBGE 2022.